sexta-feira, 20 de abril de 2012

REINVENTANDO A RODA - BICICLETA DESMONTÁVEL

Por vezes, conceitos tão simples e antigos como a bicicleta, podem ser sujeitos a estudos e completamente reinventados. O designer mexicano Victor M. Aleman, teve a preocupação de repensar o conceito da portabilidade deste meio de transporte e propor uma nova solução, criando uma bicicleta completamente desmontável e de fácil armazenamento. Conheça a proposta em detalhe.

bicicleta ambiente ecologia
Numa época com tantas preocupações com o planeta, é notório o esforço em criar novos conceitos que permitam que soluções agressivas em termos ambientais, possuam alternativas eficientes que possam ser massificadas. A industria automóvel, por exemplo, face aos danos ambientais dos seus produtos, tem vindo a reunir diversas propostas nesse sentido.
Em contrapartida, tecnologias e soluções mais amigas do ambiente, não são alvo de estudos tão elaborados, não sendo muito convencional repensar produtos já por si verdes. No entanto, por vezes não utilizamos soluções mais amigas do ambiente porque estas ainda não foram melhoradas e adequadas ao nosso estilo de vida, quer do ponto de vista económico, quer do ponto de vista prático.
Independentemente do espírito de sacrifício de cada um de nós, nenhuma solução amiga do ambiente se irá massificar se não for cômoda, barata e com um impacto genuinamente positivo nas nossas vidas.
bicicleta ambiente ecologia
O designer mexicano, Victor M. Aleman teve a preocupação de pensar num meio de transporte limpo bem conhecido de nós, e adicionou-lhe algo que o pode tornar mais apelativo: portabilidade. A proposta é uma bicicleta batizada de "Eco // 07", e que possui uma estrutura em triângulo composta de módulos expansíveis. Estes, podem ser reduzidos a dimensões bem mais pequenas quando não estão em utilização.
Para este conceito foi literalmente necessário re-inventar a roda, que através de um sistema de juntas e pivots, permite que esta seja desmontada e guardado com uma substancial poupança de espaço.
Todo o sistema pode assim ficar armazenado numa pequena caixa e arrumado no mais pequeno dos apartamentos que, infelizmente, cada vez mais constituem a realidade urbana da nossa sociedade. A forma como o sistema é desmontado poderá não ser ainda muito prático mas, pelo menos, pode ser feito de uma forma organizada. Diria que é um bom princípio rumo a soluções inovadoras para problemas comuns.
bicicleta ambiente ecologia
bicicleta ambiente ecologia
bicicleta ambiente ecologia
bicicleta ambiente ecologia
bicicleta ambiente ecologia
bicicleta ambiente ecologia
bicicleta ambiente ecologia
bicicleta ambiente ecologia


Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2009/09/reinventando_a_roda_-_bicicleta_desmontavel.html#ixzz1sZpPY4l5
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário