Programa Pedala BH
|
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, criou o programa Pedala BH, reconhecendo os benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte para a cidade e para os cidadãos: veículo de baixo custo de aquisição e de manutenção, não poluente, silencioso, flexível em seus deslocamentos e promotor da melhoria da saúde.
|
O programa tem como objetivo promover o uso da bicicleta na capital, criando facilidades para quem optar por esse meio de transporte. Para isso estão sendo propostas ações que abrangem, desde a definição e implantação de rotas cicloviárias e estacionamentos, até campanhas de educação e de segurança no trânsito.
Como veículo de transporte, os usuários poderão, por exemplo, utilizar a bicicleta em seu primeiro deslocamento até uma estação de integração, onde poderão deixá-la em segurança em um bicicletário, utilizando, em seguida, o ônibus ou o metrô para completar a sua viagem.
Para maior comodidade dos ciclistas, serão instalados paraciclos para o estacionamento de bicicletas em vários locais da cidade.
AS CICLOVIAS
O Programa Pedala BH prevê a implantação de cerca de 365 km de ciclovias. Para 2011, está prevista a implantação de aproximadamente 18 quilômetros de ciclovias. As obras já estão contratadas vão contemplar seis ciclovias:
- Região Norte – Na Avenida Risoleta Neves;
- Venda Nova - Na Avenida Dr. Álvaro Camargos;
- Barreiro - Na Avenida do Canal / Avenida Afonso Vaz de Melo;
- Na Avenida Américo Vespúcio;
- Savassi - Na Rua Professor Morais / Avenida Bernardo Monteiro/ Rua Piauí;
- Leste – Avenida dos Andradas (na Avenida dos Andradas/Rua Itaituba/Avenida Elísio de Brito).
A Prefeitura de Belo Horizonte está investindo recursos no valor de R$ 1.160.000,00 nessas obras.
Outros 141 km de ciclovias estão em fase de elaboração de projetos em diversas regiões da cidade, sendo assim distribuídos:
- 33 Km: projetos já em elaboração
- 84 km: em processo de licitação
- 24 km: em fase de contratação de projetos pelo Banco Mundial, por meio da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) – esses projetos contemplam as regiões do Barreiro e Venda Nova.
CICLOVIAS JÁ EXISTENTES
Belo Horizonte conta com, aproximadamente, 22km de trechos de ciclovias existentes. A maior parte, 11km, está instalada na Avenida Otacílio Negrão de Lima, na Lagoa da Pampulha, entre a igrejinha São Francisco e o Museu de Artes. Os demais trechos são os seguintes: Avenida Teresa Cristina, trecho próximo à Via Leste/Oeste até o final da própria avenida; Avenida dos Andradas, com início na Avenida Silviano Brandão até a Avenida do Contorno; Av. Dr. Álvaro Camargo, em Venda Nova e Avenida Vilarinho, em Venda Nova Bicicletários:
Foram implantados os seguintes bicicletários na cidade, com utilização gratuita:
- Estação BHBUS Venda Nova, na Rua Padre Pedro Pinto;
- Savassi, Rua Pernambuco com Av. Getúlio Vargas;
- Pampulha, Praça São Francisco, em frente ao Parque Guanabara;
- Restaurante Popular (Região Hospitalar)
Em 2011 deverão ser implantados bicicletários nas estações BHBUS Barreiro, Diamante e São Gabriel além de mais 30 paraciclos em diversas áreas da cidade.Serão realizadas ainda em 2011 três campanhas educativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário