sexta-feira, 10 de junho de 2011

Policiais em bicicleta ampliam o monitoramento no Jardim Batan - RJ

O policiamento das comunidades ocupadas por Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) ganhou nova versão no Jardim Batan, em Realengo: além da rondas a pé e com auxílio de viaturas, policiais contam também com bicicletas para chegar a ruas e vielas mais estreitas, permitindo que toda a região seja monitorada.

Os agentes que atuam sobre duas rodas, de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde, receberam novos uniformes, criados especialmente para dar mais conforto: bermuda, camiseta e capacete no lugar do quepe. Implementada no Batan em outubro de 2009 pelo então comandante, capitão Eliézer Farias, a Bike Patrulha Comunitária está sendo avaliada pela Secretaria de Segurança e deve ser adotada em breve por outras UPPs em comunidades planas, como a da Cidade de Deus.

Para o capitão Ricardo Ribeiro, no comando da unidade desde novembro, a modalidade ajuda a ampliar o alcance e a visibilidade da patrulha.

"As bicicletas facilitam a locomoção e conferem mais velocidade aos policiais em lugares onde os carros não conseguem passar. E também ajudam na interação com a população", afirma o comandante.

Já dominado pelo tráfico de drogas e posteriormente pela milícia, o Jardim Batam recebeu a segunda UPP do estado, que conta com 103 policiais efetivos, em fevereiro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário