terça-feira, 24 de julho de 2012

Bike nos trilhos (do bondinho)


Bike nos trilhos (do bondinho)


COM RODINHAS: Mas por uma boa causa
Adaptar bicicletas para linhas férreas não é nenhuma novidade. No filme australiano da década de 1980 Frog Dreaming (Uma Aventura e Tanto, na versão brasileira), uma das invenções de um garoto de 14 anos foi adaptar rodinhas de skate para manter sua bicicleta presa ao trilho do trem.
Recentemente, o site sobre intervenções urbanas We Are Visual divulgou um vídeo que mostra como levar a ideia para os trilhos de bonde elétrico da cidade de Kassel, na Alemanha.

É muito simples: basta parafusar um par de rodinhas (aquela utilizadas em bicicletas infantis) em sua roda traseira e pronto. Como os trilhos desses bondes urbanos costumam ser dois vincos estreitos que seguem paralelos, basta colocar os pneus da bicicleta em um desses vãos e pedalar – as rodinhas as manterão no eixo. Com esse acessório, as ranhuras – que podem derrubar um ciclista desatento numa situação corriqueira – viram um trilho perfeito para a locomoção de bike (veja no vídeo abaixo).

Caso sua cidade realmente permite por essa ideia em prática, fique atento principalmente ao horário de passagem do bonde. Afinal, a preferência é de outro tipo veículo, de porte bem maior que sua bicicleta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário