terça-feira, 13 de setembro de 2011

Português atravessou continente americano de bicicleta

Um português percorreu de bicicleta o continente americano, de pólo a pólo. Idílio Freire, com 44 anos, terminou a viagem em Ushuaia, no Chile, ao fim de um ano e cerca de dois meses a e percorreu trinta mil quilómetros, um total de mil novecentas e quarenta horas a pedalar, noticia a Lusa.

A viagem começou no dia 24 de Julho de 2010 em Inuvik, no Canadá, e estava prevista terminar em meados de Outubro, mas na passada terça-feira, dia 6 de Setembro, Idílio Freire chegou à «cidade mais austral do Mundo».

«Não era um sonho, como tantos me foram perguntando ao longo do percurso, tão pouco era uma missão, muito menos uma obsessão. Era tão-somente o desejo de viver a vida com intensidade, para além do quotidiano», contou o português natural de Pombal.

O fim da última etapa da viagem foi marcada por um problema na bicicleta e Idílio teve a levar à mão, os últimos 14 quilómetros, um esforço que considerou adicional, dado que os últimos 50 quilómetros já tinham sido difíceis. 

«Os últimos 50 quilómetros do último dia - desde o paso Garibaldi, até á cidade de Ushuaia - foram percorridos numa estrada completamente nevada, num exercício de esforço e equilíbrio. Mas o sabor da meta não diferiu muito de tantos sabores deliciosos que fui provando», confessou o aventureiro.

A viagem de pólo a pólo começou no Canadá passou pelos Estados Unidos, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Argentina e Chile.

Durante mais de um ano, Idílio esteve 342 a pedalar e visitou 70 locais. Percorreu 15 países do continente americano com o objectivo de alcançar o sul da Argentina.

Idílio Freire regressa a Portugal no próximo dia 22 de Setembro.



http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/bicicleta-viagem-estados-unidos-ciclismo-tvi24/1278981-4071.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário