Novo sistema de compartilhamento de bicicletas sendo testado em Nova York.
Diversas cidades no mundo inteiro têm sentido a necessidade de investir na bicicleta como meio de transporte e, por isso, a opção de adotar sistemas de compartilhamento de bicicleta tem sido adotada em muitas delas. Um novo sistema está surgindo em Nova York com uma proposta, a princípio, mais barata e diferenciada dos sistemas mais tradicionais: o SoBi – Social Bicycles. Enquanto o compartilhamento de bicicleta tradicional exige um investimento que chega a alcançar entre US$3000 e US$4000, o SoBi teria um custo de menos de 1000 dólares por bike.
Mas esse não é o grande diferencial desta nova ideia de sistema de compartilhamento: o SoBi permite que o usuário encontre uma bicicleta disponível e a destrave através de seu aparelho celular, através de conexão sem fio.
Em cada bicicleta é acoplada uma caixa com vedação que contém componentes eletrônicos: a trava eletromecânica, o teclado, microprocessador e aparatos para telecomunicação. A energia é provida por um dínamo localizado no cubo da roda traseira.
Este é o primeiro sistema de compartilhamento em que os sistemas de autorização e segurança estão acoplados à própria bicicleta.
No início do mês de dezembro de 2010 foram iniciados os testes com o protótipo do sistema na cidade de Nova York.
Veja abaixo o vídeo que mostra os primeiros testes a partir da montagem da caixa da trava, na bicicleta, e da sua integração com iPhones e iPads para desbloqueio da bike e dos movimentos da bike sendo rastreados pelo servidor:
SoBi Hardware – Software Integration from Social Bicycles on Vimeo.
http://bemvindocicloturista.com.br/blog/2011/06/22/compartilhando-a-bike-via-wireless/FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário