domingo, 24 de junho de 2012

Prefeitura de Londres oferece aulas de bicicleta para desafogar o trânsito


Prefeitura de Londres oferece aulas de





 bicicleta para desafogar o trânsito


O curso que treina futuros ciclistas custa o equivalente a R$ 20 por duas aulas práticas. Uma iniciativa bem vinda em uma cidade onde 16 ciclistas foram mortos só no ano passado - seis a mais do que em 2010.




Além da diplomacia e dos fundos milionários, muitas medidas simples podem melhorar a vida nas grandes cidades. É o caso de Londres.
É uma novidade que está nas ruas. Londres tem os táxis pretos eficientíssimos, o metrô mais que centenário que ainda se renova, ônibus pequenos ligando bairros sem passar pelo Centro e agora a prefeitura criou um curso para melhorar o trânsito. E não é para motoristas.
Dizem que depois que você aprende a andar de bicicleta, não esquece mais. A advogada Sarah McCarthy discorda. Há 20 anos sem pedalar, ela achou melhor pedir ajuda antes de trocar o carro pela bicicleta.
O curso que treina futuros ciclistas é oferecido pela prefeitura de Londres e custa o equivalente a R$ 20 por duas aulas práticas. Uma iniciativa bem vinda em uma cidade onde 16 ciclistas foram mortos só no ano passado - seis a mais do que em 2010.
Andando por Londres, é fácil esbarrar com o esqueleto de uma bicicleta, pintado de branco, normalmente em uma rua movimentada ou perto de um cruzamento. São homenagens a ciclistas mortos no trânsito. Na rua em que uma arquiteta de 29 anos foi atropelada por um caminhão em 2009, o memorial é uma espécie de lembrança e, também, de alerta.
A ideia das chamadas "ghost bikes" - bicicletas fantasmas, em português - nasceu nos Estados Unidos. Hoje, elas podem ser encontradas em mais de 25 países.
Ônibus de dois andares, táxi preto - a cara de Londres, que agora passa por um retoque: o giro rápido e macio do mais comum dos veículos modernos.
É o cotidiano difícil dos londrinos, em uma cidade cada vez maior e mais cheia, com um mundo de gente tentando driblar a crise.

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/06/prefeitura-de-londres-oferece-aulas-de-bicicleta-para-desafogar-o-transito.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário