domingo, 24 de junho de 2012

Bicicleta é transporte de massa, defende colombiano


Rio - A bicicleta é uma solução para problemas de mobilidade urbana das grandes cidades brasileiras. Para o ex-prefeito de Bogotá (COL), Enrique Peñalosa - responsável pela transformação da capital colombiana na primeira cidade da América Latina a usar a bicicleta como meio de transporte de massa -, a mudança deve ser radical: transformar todos os espaços para estacionamento de carros em vias exclusivas para ciclistas.
Segundo ele, nas grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, mais da metade da população vive a menos de cinco quilômetros dos seus locais de trabalho. "A questão é meramente política. Se você prover infraestrutura, as pessoas vão responder, vão passar a usar mais as bicicletas", disse, durante o Fórum Megacidades, promovido durante a Rio+20, no Parque dos Atletas, pelo governo do Rio e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.
"Primeiro, deve-se restringir o uso de carros, vagas de estacionamento, e depois melhorar a estrutura para as bicicletas", afirmou. O ex-prefeito de Bogotá citou como bons exemplos Holanda e Dinamarca, mas, na opinião dele, não há cidade no mundo em que já exista um sistema de transporte de massa de alta qualidade por meio das bicicletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário