sábado, 1 de outubro de 2011

Bienal de Curitiba a pé, de bicicleta ou de van




foto: divulgação


A partir deste sábado, dia 1º, o Projeto Educativo da 6ª VentoSul – Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba convida a população para realizar visitas guiadas a pé, de bicicleta ou de van, com roteiros que passam por diversos pontos da cidade. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas no site


A visitação a pé permite a realização de percursos criativos aos espaços expositivos da cidade, e acontece todos os sábados, de 1º de outubro a 19 de novembro, a partir das 15h. O ponto de encontro é no Solar do Barão (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro). Os espaços visitados são: Museu Alfredo Andersen, Casa Andrade Muricy, Praça Tiradentes, Galeria Julio Moreira, Casa Hoffmann, Rua XV de Novembro ou Galeria da APAP e Solar do Barão (Museu da Gravura e Museu da Fotografia cidade de Curitiba).

Desenvolvida sobre o tema “Além da Crise”, a 6ª VentoSul inaugura uma novapossibilidade de visitação ao adotar a bicicleta como veículo em “tempos de crise”. “A ideia é proporcionar experiências inovadoras para a reciclagem do sistema de transporte coletivo urbano, sendo Curitiba a cidade escolhida para iniciar o incentivo ao uso de bicicletas”, destacam as responsáveis pelo projeto educativo da Bienal, Denise Bandeira e Sônia Tramujas. A visitação de bicicleta acontecerá todos os sábados, de 1º de outubro a 19 de novembro, a partir das 10h. O ponto de encontro é na Bicicletaria Cultural (Rua Presidente Faria, 226 – Centro) e os locais de visitação são: Museu de Arte na UFPR, Museu Oscar Niemeyer ou Jardim Botânico ou Ópera de Arame, e Solar do Barão (Museu da Gravura e Museu da Fotografia cidade de Curitiba). Será possível locar bicicletas por R$ 30.

Aos domingos, acontece a visitação guiada aos espaços expositivos com van. A duração será de aproximadamente 2h30, aos domingos, de 2 de outubro a 20 de novembro. O ponto de encontro é na Loja do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999), às 10h. Os locais visitados serão: Casa Andrade Muricy, Praça Tiradentes, Museu Alfredo Andersen e Galeria da APAP.

O Projeto Educativo da Bienal de Curitiba, com curadoria das professoras de arte e especialistas Denise Bandeira e Sônia Tramujas, permite ainda o agendamento de visitas mediadas nos museus, individuais ou em grupos, e visitas escolares.

A 6ª Bienal de Curitiba está aberta ao público e permanece na cidade até o dia 20 de novembro, com obras de mais de 80 artistas de 37 países dos cinco continentes. A programação geral inclui projeto educativo, palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas, mostra de filmes, performances e interferências urbanas, ocupando os principais museus, centros culturais, ruas, praças e parques da cidade. Para conferir a programação completa e obter mais informações sobre visitas guiadas e mediadas, basta acessar o sitewww.bienaldecuritiba.com.br.

Serviço:

VISITAS GUIADAS

Bienal a pé
Todo sábado
Data: 1º de outubro a 19 de novembro
Concentração: 14h30.
Horário de partida: 15h.
Ponto de encontro: Solar do Barão (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro).
Roteiro: Solar do Barão, Museu Alfredo Andersen, Casa Andrade Muricy, Praça Tiradentes, Galeria Julio Moreira, Casa Hoffmann, Rua XV de Novembro ou Galeria da APAP e Solar do Barão (Museu da Gravura e Museu da Fotografia cidade de Curitiba).
Inscrições gratuitas e limitadas no sitehttp://bienaldecuritiba.com.br/visitasguiadas/
*Programação sujeita a alterações em caso de chuva.

Bienal de bicicleta
Todo sábado
Data: 1º de outubro a 19 de novembro
Concentração: 9h45.
Horário de partida: 10h.
Ponto de encontro: Bicicletaria Cultural (Rua Presidente Faria, 226 – Centro) Roteiro: Museu de Arte na UFPR, Museu Oscar Niemeyer ou Jardim Botânico ou Ópera de Arame, e Solar do Barão (Museu da Gravura e Museu da Fotografia cidade de Curitiba).
Inscrições gratuitas e limitadas no sitehttp://bienaldecuritiba.com.br/visitasguiadas/
*Programação sujeita a alterações em caso de chuva.
** Locação de bicicletas no local por R$30.

Bienal de van
Todo domingo
Data: 2 de outubro a 20 de novembro
Concentração: 9h45.
Horário: Partida às 10h.
Ponto de encontro: Loja do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico).
Roteiro: Casa Andrade Muricy, Praça Tiradentes, Museu Alfredo Andersen e Galeria da APAP.
Inscrições gratuitas e limitadas no sitehttp://bienaldecuritiba.com.br/visitasguiadas/

6ª VentoSul – Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba
Realização: Instituto Paranaense de Arte, UFPR e Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Patrocínio: Eletrobras, BNDES, Petrobras, Volvo, Correios, Compagas, Tiisa e Instituto Votorantim.
Co-patrocínio: Solumax, Artesian e Itaipu.
Parceria internacional: Goethe-Institut.
Apoio: Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, Fundação Cultural de Curitiba / Prefeitura de Curitiba e Ministério das Relações Exteriores.
Apoio institucional: Japan Foundation, Acción Cultural Española, Embaixada da Espanha no Brasil / AECID, Embaixada Real da Noruega, Embaixada da Colômbia, Escritório do Governo de Québec em São Paulo e Instituto Italiano di Cultura de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário