Moderação na hora de se exercitar é essencial.
O termo Overtraining (OVT) ou Síndrome do Excesso de Treinamento (SET) serve para designar um estado de fatiga prolongada devido a um alto nível de estresse, seja ele físico ou não, e ao exagero na atividade física. Alguns dos sintomas mais recorrentes de overtraining são: perda do rendimento, cansaço, deficiência de sono, desânimo nos treinos, irritabilidade, disfunções hormonais e dores musculares.
Ao contrário do que muitos pensam, a SET não é um problema apenas dos atletas profissionais. Segundo o educador físico Guilherme Augusto de Souza, corpo e mente são indissociáveis. E é por isso que embora o atleta recreacional geralmente não apresente a mesma rotina intensa de treinamento que um profissional, existem outros elementos no seu dia a dia que fazem com que o seu psicológico também sofra uma sobrecarga ao se unir a um excesso de treinamento.
Se você já pedala longas distâncias e já tem um ritmo forte de treinamento, lembre-se de que moderação é indispensável para manter o nível de desempenho e saúde física e mental. Um mix de alimentação adequada, repouso, suporte emocional e alongamentos pode ajudar a prevenir a síndrome do excesso de treinamento.
Para tratar o overtraining, é sugerido que haja uma pausa nos treinamentos de cerca de duas semanas e uma atenção especial à alimentação, que deve suprir todas as necessidades calóricas do treino e envolver todos os grupos alimentares. O educador físico ainda sugere que haja uma variação nas modalidades de atividades físicas. Diminua ou pare com a bike durante algum tempo e adicione natação, uma corrida leve ou musculação, por exemplo. Assim, você dará chance para que outros grupos musculares se exercitem e permitirá com que os músculos fatigados se recuperem.
Lembrando que o equilíbrio entre treino, descanso e nutrição é muito importante e essencial para um corpo saudável e preparado para as pedaladas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário