Usar bicicleta como meio de locomoção é perigoso no Brasil, sobretudo nas grandes cidade como São Paulo. De acordo com a CET, a zona leste é a região mais perigosa da cidade para os ciclistas. Entre 2009 e 2011, foram 55 acidentes fatais, o índice mais alto da cidade. No total, foram 1.727 acidentes envolvendo bicicletas na cidade, a maioria com carros ou ônibus.
Entre as vias mais perigosas estão a rodovia Fernão Dias e a avenida Raimundo Pereira de Magalhães, com três mortes cada uma, e a avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, na zona leste, com duas mortes.
A falta de respeito dos motoristas para com o cliclista está presente em todas as regiões de São Paulo, e a prefeitura por sua vez diz que investe no modal que nos últimos anos vêm ganhando muitos adeptos, com ciclofaixas que funcionam aos domingos destinadas apenas ao lazer.
Nesta segunda feira um ciclista morreu após ser atingido por um caminhão no cruzamento entre a Avenida Doutor Gastão Vidigal e a Rua Hassib Mofarrej, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo, por volta das 12h10 desta segunda-feira (8). O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o resgate da vítima, mas ela morreu ainda no local do acidente.