sexta-feira, 13 de julho de 2012

ONU incentiva brasileiros a utilizar mais os meios de transporte sustentáveis (com vídeo)


ONU incentiva brasileiros a utilizar mais os meios de transporte sustentáveis (com vídeo)

ONU incentiva brasileiros a utilizar mais os meios de transporte sustentáveis (com vídeo)
“Evolua com mobilidade” é o mote da campanha I`m a City Changer (Sou um Cidadão Transformador) lançada peloPrograma das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), no Rio de Janeiro, Brasil. O objectivo desta iniciativa é incentivar os cidadãos a recorrerem a meios de transportes sustentáveis e alertar para os benefícios que poderão advir de uma mudança comportamental.
“O tema mobilidade foi escolhido por ter muito impacto nas cidades. Pretendemos reforçar a visão de cidade verde, abordando as quatro principais alternativas de comportamento que podem reduzir os efeitos do crescimento urbano: uso do transporte colectivo, uso da bicicleta, incentivo à partilha de carros e o comportamento que preze o respeito pelos outros. Hoje, mais da metade das pessoas do mundo moram em cidades e é nelas que estão as oportunidades para enfrentar os desafios globais. Precisamos de cidadãos transformadores para construir um futuro urbano melhor”, afirmou Joan Clos, secretário-geral adjunto da ONU e director executivo da ONU-Habitat.
A iniciativa propõe que cada pessoa se torne um cidadão transformador da sua cidade, através da mudança de comportamento e da utilização de meios alternativos e menos poluentes ao veículo privado. A bicicleta, o carsharing e o uso do transporte público são algumas das possibilidades apontadas pela campanha para se começar a evolução, que é urgente.
Para fazer parte desta campanha, a ONU-Habitat sugere “deixe o seu carro em casa e utilize a bicicleta ou o transporte público. Promova o carsharing entre os amigos, como uma forma alternativa de mobilidade. No sinal vermelho, pare e mostre que é um bom motorista!”.
A campanha mostra, por exemplo, que cada carro ocupa cerca de 6 m² do espaço urbano. Por isso, para optimizar o espaço urbano e reduzir as despesas excessivas decorrentes da utilização do automóvel particular, a iniciativa sugere o carsharing.
A segunda sugestão recai na bicicleta que é considerada o veículo mais eficiente num raio de 10 km. Além de ser um veículo amigo do meio ambiente, a bicicleta pode ser também um grande aliado da saúde, alega a campanha da ONU.
Autocarro, barcos, comboios e metros são também meios de transporte sugeridos pela ONU.
A iniciativa, que faz parte da campanha mundial “I’m a City Changer” , pretende chegar aproximadamente seis milhões de pessoas, no Brasil, através de acções nas  redes sociais e media tradicionais.
Confira o vídeo da campanha abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário