sábado, 5 de maio de 2012

Acrobata anda na corda bamba montado em um monociclo e tenta quebrar recorde no Guinness


Um acrobata venezuelano andou sob uma corda bamba que foi presa do topo do Elevador Lacerda até a Prefeitura Municipal de Salvador, em uma distância de cerca de 80 metros, a 72 metros de altura do chão. Com a ação registrada na tarde desta quarta-feira (2), Henry Ayala Júnior, 32 anos, tenta entrar com dois registros no livro dos recordes (Guiness Book).
Para validar o feito, a equipe do artista irá enviar os registros filmados com pelo menos seis câmeras em ângulos diferentes, mais imagens captadas de um helicóptero, para os responsáveis pelo Guinness Book, que tem sede em Londres e, a partir disso, os novos recordes poderão ser decretados.
Na ida pela corda bamba, equilibrado apenas por uma vara, ele pode ter validado a quebra do recorde de travessia a esta altura, uma marca que atualmente é de 71,63 metros de distância e 41,15 de altura.
Além disso, no trajeto de volta, montado em um monociclo, ele pode ter catalogado um segundo recorde, registro que até então não consta no guiness book, segundo os organizadores do evento. Ainda de acordo com os repsonsáveis, o pedido de catalogação deve ser enviado ainda esta semana.
Plateia
Entre as centenas de soteropolitanos que aguardavam o feito na Praça Municipal estava a pequena Emili Oliveira, de 7 anos. Ela que veio do bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário, acompanhada do pai Valdir Oliveira, chegou cedo para ficar na frente da plateia e falou das expectativas para sua primeira experiência em ver artistas de circo.
Emili comemorou acompanhada do pai, Valdir. (Foto: Egi Santana/ G1)Emili comemorou acompanhada do pai, Valdir.
(Foto: Egi Santana/ G1)
"Eu acho tudo muito bom, bonito, um grande show", disse a pequena, animada e apreensiva para assistir ao espetáculo. Valdir ainda comemorou o fato de um evento como esse chegar na capital de forma gratuita. "É muito bom poder assitir um espetáculo na praça, completamente gratuito, para todos", disse o pai.
Valdir disse que depois da apresentação, irá marcar com a Emili e a família para ir ao circo. "Queremos prestigiar esses artistas que fazem coisas incríveis ", enfatizou.
Preparativos
Antes das duas tentativas, o acrobata fez um aquecimento no hall da prefeitura. “Medo sempre dá, mas é ele que te dá a cautela que você precisa para cumprir com um objetivo como esse”, disse. O preparo do artista foi confirmado pela psicóloga Rosimeire Meira, que fez uma avaliação, poucos minutos antes da apresentação. “Ele estava extremamente calmo. Nós sentamos enquanto ele estava fazendo o relaxamento e fizemos a avaliação. É um artista preparado, que sabe controlar as emoções. Ele estava muito sereno, e muito pouco ansioso”, completa.
Sobre a escolha da cidade, Henry explicou: “Salvador foi escolhida por sua beleza e pelas condições climáticas que ajudam. Além disso, era um desejo antigo nosso de fazer uma tentativa na América Latina, para a nossa gente”, completou.
Rio de Janeiro
Na chegada ao ponto de partida, na Prefeitura de Salvador, ele adiantou os próximos planos. "Agora queremos o Rio de Janeiro. Não sabemos ainda quais recordes tentaremos bater, mas a meta é encarar o Pão de Açucar", disse.
Recordista
Henry pousou com seus dois títulos de recordes. (Foto: Egi Santana/ G1)Henry pousou com seus dois títulos de recordes. (Foto: Egi Santana/ G1)
Henry Ayala Junior já é dono de dois outros recordes. Em 2004, em Bristol, na Inglaterra, ele fez 1.109 pulos de corda sobre o cabo alto, superando o recorde anterior, por outro acrobata em 2003, de 800 pulos, além do recorde na quantidade de pulos de corda em menor tempo, com 211 saltos em um minuto, ambos registrados em um cabo suspenso. O acrobata é filho de uma geração de artistas de circo. Na tentativa de quebra de recorde em Salvador, ele estava acompanhado e supervisionado por seu pai, Henry Ayala, 56, e seu irmão, Ângelo Ayala, 25. "As pessoas não acreditavam que isso seria capaz, mas não existe o impossível, se você tem um objetivo de verdade, se você persegue suas metas", completou.
Artista comemorou com a plateia de Salvador (Foto: Egi Santana/ G1)Artista comemorou com a plateia de Salvador (Foto: Egi Santana/ G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário