imagem: Divulgação
Chicago anunciou que irá lançar, no próximo ano, um novo programa de partilha de bicicletas. O serviço, que irá contar inicialmente com 3 mil bicicletas, tem como objectivo diminuir a dependência do uso automóvel e encorajar os cidadãos a recorrer às duas rodas nas suas deslocações.
Segundo o The Huffington Post que cita fontes oficiais, as bicicletas estarão disponíveis gratuitamente nos primeiros 30 minutos, período a partir do qual serão cobradas taxas adicionais.
Os interessados poderão escolher o tipo de subscrição – diária, semanal ou anual – que mais lhes convier e usufruir do serviço nas suas deslocações diárias ou de lazer.
Numa primeira fase (Verão de 2012), o serviço irá contar com 3 mil bicicletas distribuídas por 300 estações espalhadas pela cidade. No entanto, o objectivo é oferecer 5 mil bicicletas em 500 estações, em 2014.
De acordo com Gabe Klein, comissário dos transportes, que esteve envolvido num programa semelhante em Washington, esta iniciativa tem como objectivo melhorar a mobilidade na cidade e a qualidade do ar e reduzir a dependência dos automóveis particulares.
O programa de partilha de bicicletas de Chicago irá contar com os fundos federais, assim como com fundos adicionais provenientes, por exemplo, de publicidade e patrocínios.
Recorde-se que Chicago conta já um programa de partilha de bicicletas limitado a 100 bicicletas e a seis estações, mas o Departamento de Transportes da cidade pretende melhorar a sua oferta e expandir o serviço já existente. Tudo em prol de uma mobilidade mais sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário