quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Conceito para capacete de bicicletas com luzes de segurança integradas


Capacete é sinônimo de proteção. Seja em uma moto ou em uma bicicleta, é indispensável o uso desse importante equipamento de segurança. Mas se você é daqueles que acredita que segurança nunca é demais, precisa conhecer um conceito de capacete com luzes integradas.
Blink (Foto: Reprodução)
Add caption
Blink (Foto: Reprodução)













Estamos falando do Blink, um capacete que já ganhou até um importante prêmio de Design em 2010, mas ainda não saiu do papel e nem há previsão se isso deve acontecer ou quando o produto será lançado ao consumidor final.
O conceito de capacete é revolucionário e emite alguns alertas luminosos, aumentando consideravelmente a segurança do usuário, principalmente durante a noite ou em ambientes escuros, como um túnel.
O projeto prevê que o capacete seja equipado basicamente por três luzes -- uma na parte de trás e outras duas nas laterais. Os alertas laterais são como as setas dos carros, indicando que você vai virar para esquerda ou direita. Para ativá-los, tudo que você deve fazer é tocar nas lâmpadas para ligar ou desligar a seta.
Na teoria, o Blink pode ser uma excelente ferramenta de proteção avançada para bicicleteiros. Mas na prática, será que o conceito realmente funciona? Será que porque você deu seta os outros veículos vão te respeitar e deixá-lo virar? É algo a ser pensado e que, antes de tudo, é necessário educação no trânsito por parte dos motoristas -- algo que, infelizmente, é raro no Brasil e em muitos países.
Outro problema que pode ser notado facilmente são as luzes de seta na lateral. A visualização para os veículos de trás, que é quem realmente precisa ver o sinal, está numa angulação bastante desprivilegiada. E os problemas não param por aí: para acionar as setas, você precisa tirar uma mão do guidão, comprometendo a sua segurança.
Antes do conceito sair do papel, os engenheiros responsáveis pelo Blink terá que realizar alguns testes e adaptar o projeto.
Blink pode até ser mais seguro que os capacetes convencionais, mas seu uso requer alguns cuidados extras. Esperamos que o conceito se torne realidade, mas com esses e outros problemas corrigidos.
Via: Gadget Lab

Nenhum comentário:

Postar um comentário