quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Bicicleta tem mecanismo de autodestruição para desmotivar ladrões


Um invento criado pelo designer Andrew Leinonen promete por fim aos roubos de bicicletas. Batizado de StayLocked Bicycle, o projeto prevê um cadeado integrado que, ao ser rompido, inutilizaria completamente o modelo.
StayLocked Bicycle (Foto: Reprodução/Wired)StayLocked Bicycle (Foto: Reprodução/Wired)













Para deixar sua StayLocked Bicycle esperando-o na rua, o ciclista não precisaria sair de casa carregando um acessório extra. Ao desmontar da bicicleta, bastaria desconectar o suporte que liga o banco à roda traseira. Esse suporte, em forma de U, poderia ser, então, "acorrentado" a qualquer lugar com a ajuda de um conector, também presente no corpo do modelo.
Como o fecho é uma parte funcional, que garante a sustentação, a sua ruptura tornaria o roubo algo inútil. Isso porque, sem o suporte, o banco da bicicleta não seria mais capaz de suportar o peso do ladrão - ou de qualquer outra pessoa -, e acabaria se quebrando. É um mecanismo de autodestruição que poderia inibir ações criminosas.


Como se trata de um conceito, não há previsão de que a StayLocked Bicycle chegue ao mercado. Leinonen, no entanto, já declarou estar buscando as principais fabricantes de bicicletas para vender a sua ideia. Quem sabe, em um futuro próximo, não encontremos uma dessas à venda?


http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2011/09/bicicleta-tem-mecanismo-de-autodestruicao-para-desmotivar-ladroes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário