quarta-feira, 11 de maio de 2011

USP testa bicicletas compartilhadas


USP testa bicicletas compartilhadas

Começou nesta semana os testes práticos de uso do sistema de compartilhamento de bicicletas no campus da USP, em São Paulo.
Os criadores do sistema, Maurício Villar e Maurício Matsumoto, explicam que o projeto visa disponibilizar bicicletas para serem usadas internamente pelos alunos da USP para facilitar a circulação de pessoas dentro do campus da universidade, que é muito grande e muitas vezes fica cheio de carros de alunos e funcionários indo de um prédio a outro.
No primeiro dia de testes do Pedalusp, como foi batizado, as 4 bicicletas disponíveis foram emprestadas 43 vezes, e o sistema já contava com 87 pessoas cadastradas. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, apenas uma pessoa atrasou a entrega e, como punição, ficará dois dias sem poder pegar outra bicicleta.
Ao contrário dos bicicletários do Metrô, o sistema da USP é totalmente automatizado e é possível pegar uma bicicleta sem qualquer interação com funcionároi, basta usar o cartão de acesso ao campus. Com isso, os criadores do Pedalusp se certificam também que apenas estudantes e funcionários usem as bikes.
Após seis meses de testes, com apenas quatro bicicletas e duas estações disponíveis, o projeto deve ser ampliado para cem bicicletas em dez estações espalhadas pelo campus da universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário