quarta-feira, 11 de maio de 2011

Como fazer um espelho retrovisor para CICLISTA


faça seu retrovisor “the Flash”…

Há muito estou querendo fazer um retrovisor de capacete, a primeira vez que vi um foi em 96, com um colega de pedal de estradas, era importado, tenho fotos do cara com a coisa bizarra à época, rs… Essa coisa nunca pegou, e por aqui então, é novidade até hoje.
A minha viagem está perto e eu sem tempo pra resolver um monte de coisas. Uma resolvi. Poderia ter arranjado um espelho convexo, ter feito o corte com serra copo para vidro, e tal, e depois emoldurado com borracha, coldo uma haste com durepoxi, etc, etc…coisa que eu adoro fazer é trabalhar esse ferramental. Mas sem tempo, sempre que vou cuidar da viagem alguém me interronpe por trabalho, tive que garimpar e achei a solução “the flash”.
Espelho bucal de dentista nº 5, encontrado em lojas de material de odonto. Míseros R$ 4,00 ( tem lojas que é sub 3 reais), um espelho de ótimo acabamento e feito em aço inox finíssimo. E comprei ainda o cabo extensor por R$ 2,80. E por esse preço não precisa pensar muito se deve ou não improvisar haste, cortar espelho, lixar isso e aquilo, durepoxi, araldite…
O cabinho dele é reto, eu conformei em curva “s” para melhor posição :
foto: Márcio Campos
Foto: Márcio Campos
Olha o acabamento do espelho, e a haste :.
foto: Márcio Campos
Foto: Márcio Campos
Passei esmalte de unha como trava rosca na hastezinha do espelho :
foto: Márcio Campos
Foto: Márcio Campos
foto: Márcio Campos
Foto: Márcio Campos
foto: Márcio Campos
Foto: Márcio Campos
Fiz com cuidado um furo na lateral com broca de diâmetro menor que o da haste, meu capa é da idade da pedra (96), não tive dó, se o seu é novinho tem muitas aberturas de ventilação e vc pode fixar o espelho com braçadeiras Hellerman :
foto: Márcio Campos
Foto: Márcio Campos
foto: Márcio Campos
Foto: Márcio Campos
Eu não fixei a haste com cola de cara, apenas enfiei no isopor e já deu boa fixação sem movimento. Fiz assim para fazer o ajuste fino de ângulo durante o pedal inicial :
foto: Márcio Campos
Foto: Márcio Campos
foto: Márcio Campos
Foto: Márcio Campos
Após entortar o eixo e encontrar a posição ideal, eu passei cola araldite (cola branca deve servir também) na haste e coloquei definiivo, fazendo o último ajuste pedalando na rua ainda com a cola molhada :
foto: Márcio Campos
Foto: Márcio Campos
A experiência hoje no trãnsito foi muito boa, na estrada movimentada evitará ter de ficar virando pra trás o tempo todo. Vai ajudar muito a não me assustar com caminhões se aproximando rápido ou poder desenvolver melhor pedalando no meio da pista em estradas de acostamento ruim e pouco movimento, com um olho no retrovisor sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário