quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Tilt, uma bike que dobra em um segundo


Tilt 1s, bicicleta dobrável da BtwinTilt 1s, bicicleta dobrável da Btwin
A Btwin esta lançando um linha de bikes para mobilidade urbana onde tudo foi pensado para facilitar a vida de quem usa diferentes modais de transporte.
        
Fui convidado pelo pessoal da Btwin para conhecer a Tilt. A princípio achei que era mais uma marca buscando sua fatia no mercado de bikes urbanas. Mas olhando as fotos e depois a bike ao vivo, deu pra notar coisas diferentes.
O que chama mais a atenção visualmente é a balança traseira. Dois arcos que envolvem toda a transmissão, incluindo o pedivela. A Tilt utiliza câmbio interno no cubo, a mais simples tem três marchas e a versão mais sofisticada um Nexus de 7 velocidades.  E a transmissão pode ser por corrente ou correia.
Essa é uma primeira virtude desse desenho de balança externa ao sistema de transmissão. Ela não precisa ser cortada para a colocação da correia, já que esta, não crusa o quadro. Para quem não sabe, o sistema de correias requer muito menos manutenção e nada de óleo.
O segundo achado desse sistema é que ele funciona como um protetor de corrente. Com a Tilt não é preciso ficar clipando a calça pra não pegar na corrente. Do lado esquerdo, repetiram o desenho e com isso a bike ganhou simetria e ao mesmo tempo uma base para manter o equilíbrio quando dobrada.  E para completar, os tubos dessa balança, são conformados para literalmente blançarem mais e deixar a bike um pouco mais macia.
A dobra da bike é fácil e leva realmente um segundo. Sem precisar se abaixar para destravar a emenda, você posiciona uma mão no selim e a outra no freio dianteiro, Destrava a emenda, que esta abaixo do selim e o empurra contra o guidão. Depois é só dobrar o guidão que você faz também com um só movimento da trava.
Segundo o pessoal da Btwin, tudo isso foi pensado para aqueles que tem fazer esse procedimento várias vezes ao dia. Parece pouco você economizar uma abaixada pra destrava a dobra, mas para quem repete isso 10 vezes ao dia, pode fazer diferença.
Detalhes extras
A bike já vem com sistema de iluminação integrado. Na frente, o farol é embutido no quadro e na traseira integrado à trava do canote. Podem ser alimentados por bateria no caso da Tilt mais simples ou por dínamo nos modelos mais sofisticados. O selim é usando também como suporte para empurrar a bike, no bico tem até encaixe para os dedos.
E empurrar é muito fácil, as rodas ficam paralelas quando dobradas e se movimentam tanto pra frente quando para trás para facilitar manobras. Em sistemas de transmissão externa, você só vai pra frente.
No anexo ao lado você encontra um PDF com mais detalhes da Tilt, 1s.
A Btwin é vendida exclusivamente pela Decathlon

Nenhum comentário:

Postar um comentário