quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Protótipo de pneu para mountain bike não utiliza ar

Protótipo de pneu para mountain bike não utiliza ar



Pneu sem ar é mais eficiente
Pneu sem ar é mais eficiente

Um dos principais problemas que afligem atletas do mountain bike é o risco de ficar com o pneu murcho após um furo. As tecnologias mais novas, sem câmara, reduziram esse problema, mas agora ele pode ser completamente eliminado. Uma empresa chamada Britek trabalha em um protótipo que não precisa de ar e nunca fica vazio.

O procedimento utilizado se chama energy return wheel, ou roda com retorno de energia, em português. Ela se baseia no uso de uma borracha mais rígida e um design inovador, que já foi aplicado a pneus de carro buscando economizar energia e ganhar performance. O formato faz o material reaproveitar parte da energia potencial gerada ao ser pressionada contra o asfalto pelo peso do veículo.

O protótipo inicial é oco e possui espaços vazados na lateral, mas as próximas versões já devem ter uma parede fina que impede a entrada de detritos. Os próximos desafios da empresa será diminuir o peso do produto, mirando no público mais competitivo, além de criar um sistema de tensão que emule as variações de pressão em um pneu com ar. Confira abaixo o vídeo de apresentação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário