sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Capacete com LED aumenta segurança dos ciclistas



São Paulo - Estudantes do laboratório australiano da RMIT University criaram o capacete LunaHelm. Ele tem 104 LEDs que cobrem toda a superfície do capacete para garantir a segurança dos ciclistas durante a noite.
Wouter Walmink, Chatam Alan e Mueller Floyd, os criadores do LunaHelm, acreditam que o capacete pode tornar a bicicleta um meio de transporte mais seguro durante a noite. Isso porque o projeto permite que os ciclistas fiquem visíveis em ambientes com pouca luminosidade.
O capacete é parecido com os modelos clássicos. A diferença realmente está no sistema de luzes do objeto. Portanto, ele não oferece mais proteção do que os outros em acidentes. Apenas deve ajudar na luminosidade.
Os 104 LEDs do capacete podem ser controlados pelo ciclista com ajuda de um acelerômetro. Ele funciona como uma espécie de sensor de movimento, capaz de informar os motoristas e às pessoas ao redor sobre a existência do ciclista e suas intenções, como paradas ou conversões à direita ou esquerda.
Outro ponto de destaque do LunaHelm está em um sensor que monitora a frequência cardíaca do usuário. Além disso, esse recurso consegue modificar a forma como as luzes brilham.
No entanto, por ainda ser um protótipo, não existe previsão de quando ele começará a ser comercializado.
Veja abaixo um vídeo de demonstração do LunaHelm.

http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/capacete-com-led-aumenta-seguranca-dos-ciclistas-16082012-41.shl

Nenhum comentário:

Postar um comentário