sexta-feira, 11 de maio de 2012

então ... vá de bike, rs Tempo médio gasto por passageiro para ir de casa ao trabalho é de 1h05; na zona sul, chega a 1h16 à tarde


Tempo médio gasto por passageiro para ir de casa ao trabalho é de 1h05; na zona sul, chega a 1h16 à tarde
Os ônibus da capital rodam numa velocidade 25% inferior à de um maratonista. No horário da tarde, em média, eles circulam a 15km/h nos corredores. O atleta Marilson dos Santos, que estará na Olimpíada de Londres neste ano disputando a maratona, percorre 42 km numa velocidade média de 20km/h.

Esse desempenho dos coletivos se reflete no tempo de viagem gasto pelos passageiros. Dados da SPTrans (empresa que gerencia o transporte público na capital) revelam que uma pessoa demora, em média, 1h05 para ir de casa ao trabalho no período de maior trânsito da parte da manhã na capital, das 6h às 8h59.

À tarde, das 17h às 19h59, o tempo médio gasto é de 1h10, segundo reportagem do jornal "O Estado de S.Paulo".

As informações levam em conta dados coletados pelos GPS dos veículos entre 2009 a 2011. Eles registram quanto tempo um ônibus demora para percorrer o seu trajeto pelos nove corredores da cidade. Os dados, fruto de um estudo da SPTrans, mostram que a pior situação é na zona oeste, especificamente no Campo Limpo e no Butantã.

Nesta região, a demora média chega a três horas no trajeto da casa ao trabalho e vice-versa, já que o passageiro gasta 1h24 em cada trecho.

No corredor Rebouças, espera por coletivo é de até dez minutos
luisa santosa/destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário