sábado, 11 de fevereiro de 2012

Com chuva ou neve sinal verde para ciclistas e pedestres


Um mecanismo pode ajudar os ciclistas e pedestres a fugir do frio e da água em Groningen, na Holanda. Sensores ligados aos sinais de trânsito são capazes de detectar a ocorrência de chuva ou neve. Nesses casos, o sinal verde para ciclistas e pedestres fica aberto mais tempo, o que reduz o período de espera. Os motoristas de carros, quentinhos e protegidos, demoram mais a chegar em casa.
Segundo divulgado pelo site O Eco, bombeiros simularam a chuva para demonstrar a eficácia da novidade. Se os resultados forem considerados favoráveis, as autoridades pretendem ampliar o sistema para outras ruas da cidade.
Foram necessários anos de campanhas e investimentos em infraestrutura para convencer os habitantes de Groningen a deixar os carros na garagem e sair às ruas fazendo força no pedal. Agora, há até corredores próprios para o deslocamento das magrelas.
No Brasil, tais implementações podem ser aproveitadas por cidades em que já existem redes de ciclovias interligadas com sinalização específica, como em Santos, no litoral de São Paulo, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário