quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Sistema de locação de bicicletas chega à Índia





Iniciativa partiu de um grupo de estudantes da Universidade Vaze Kelkar


São Paulo - O sistema de locação de bicicletas, comum em países europeus e nos Estados Unidos, chega à Índia. A iniciativa partiu de um grupo de estudantes da Universidade Vaze Kelkar, que estavam cansados de depender do transporte coletivo para se locomoverem.

O primeiro local a receber o projeto foi a capital Mumbai, em 2010. Os estudos duraram um ano e meio. Foram necessárias muitas análises, pois diariamente dez milhões de pessoas se locomovem pela cidade através de trens ou ônibus. Agora a cidade de Pune também aderiu ao programa de bikes, chamado de Cycle Chalao.

A parceria foi possível graças ao interesse da prefeitura de Pune em melhorar a infra-estrutura local. A cidade já é conhecida como a capital do ciclismo na Índia, por possuir 125 quilômetros de ciclovias.

Inicialmente a proposta era de que a taxa para a utilização do sistema de locação das bikes fosse de três ou quatro dólares mensais. Mas, as autoridades municipais solicitaram que o serviço fosse gratuito, para que ele se tornasse acessível a toda a população. Após as discussões chegou-se ao acordo de cobrar dez dólares para que os cadastros valessem por cinco anos.

O financiamento foi feito pelo governo de Pune e contará com uma estrutura um pouco diferente das que ocorrem tradicionalmente em outros países. A cidade terá 25 centrais de locação, equipadas com 12 bicicletas e um atendente responsável por garantir a segurança e manutenção das “magrelas”. Nos próximos dois anos, o projeto deverá contar com duas mil bikes.

O Cycle Chalao ganhou tanto alcance, que o Ministério do Desenvolvimento Urbano da Índia demonstrou interesse na proposta e pretende implantá-la em dez cidades do país durante os próximos cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário