domingo, 2 de outubro de 2011

Cidades com ciclistas são mais felizes, criativas e, sim, mais ricas


Crédito: Mediainvia

O estudioso de planejamento urbano Richard Florida cruzou o porcentual de ciclistas em cidades americanas com seus índices de renda e bem-estar. Chegou à conclusão de que centros urbanos com boas proporções de pessoas que pedalam para ir ao trabalho têm média salarial superior. Nesses locais, grande parte da economia se baseia na produção de conhecimento e o grau de instrução dos moradores também costuma ser mais alto. Os índices de felicidade e bem-estar acompanham.

A explicação estaria no fato de que cidades que favorecem a bicicleta tendem a atrair o que ele chama de classe criativa — cientistas, engenheiros, educadores, escritores e artistas. Santa Bárbara, na Califórnia, por exemplo, tem um porcentual de ciclistas 6 vezes maior que os EUA. A renda é 18% superior, e 45% dos trabalhadores são da classe criativa. São gente produtiva e inovadora que recebe melhores salários e faz a economia local progredir. “Bicicletas nas ruas contribuem para a imagem de uma cidade verde e saudável, onde se quer viver”, diz Florida.

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI260217-17933,00-CIDADES+COM+CICLISTAS+SAO+MAIS+FELIZES+CRIATIVAS+E+SIM+MAIS+RICAS.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário