terça-feira, 11 de outubro de 2011

Bicicleta motorizada é novidade da Bosch no Congresso SAE 2011

- Velocidade de até 25 km/h
- O ciclista pode escolher entre 12 programas de auxílio para as pedaladas

Nos últimos anos, devido à dificuldade de deslocamento nas grandes cidades, muitos brasileiros optaram em utilizar a bicicleta para ir trabalhar, estudar ou mesmo passear. Contudo, ainda existe rejeição quando se trata de percorrer um longo trajeto com esse tipo de veículo. As bicicletas elétricas, então, se se tornam um grande atrativo para quem quer fugir do trânsito caótico, sem ter que se esforçar demais pedalando.

Acompanhando a tendência, a Bosch apresenta no mercado o sistema eBike, tecnologia para bicicletas elétricas que utiliza um motor elétrico para auxiliar o ciclista a percorrer distâncias maiores com menor esforço.

Ao contrário das bicicletas com motores à combustão, o sistema eBike Bosch não substitui as pedaladas, apenas as auxilia, tornando o movimento mais leve. Por não utilizar combustíveis fósseis, também não agride o meio ambiente. A eBike é composta por uma unidade de acionamento -que inclui motor e sensores -, uma bateria de íons de lítio recarregável e a interface de controle.

O motor da eBike, com 250W de potência, pesa apenas 2,5 quilos e está estrategicamente posicionado no quadro, permitindo um centro de gravidade baixo e maior estabilidade ao pedalar. Nele, estão os sensores, que calculam o quanto o motor vai ajudar o ciclista, dependendo da força das pedaladas e da velocidade da eBike. Já a interface de controle, localizada sobre o guidão, recebe os dados dos sensores da unidade de acionamento e informa ao ciclista, através de um visor, informações sobre a velocidade, status da bateria, modos de apoio e distância a ser percorrida.

O esportista ainda pode escolher entre modos de apoio, de acordo com sua necessidade. São quatro opções: Eco, Tour, Sport e Speed - cada uma podendo ser ajustada em três níveis, totalizando 12 programas de força de apoio.

O modo Eco é o mais econômico, e permite percorrer até 145 km. Já o Tour é cômodo para passeios de longo alcance. O Sport possibilita andar bem no tráfego urbano, e o Speed é ideal para pedaladas mais intensas, e pode dar apoio de até 25 km/h.

A bateria do sistema eBike Bosch foi projetada utilizando a tecnologia de íons de lítio, que possui que possui maior capacidade que baterias de NiMH e NiCd . Com peso e tamanho reduzidos, leva apenas 2h30 para ser carregada completamente. E, mesmo com a bateria descarregada, as pedaladas podem continuar mesmo sem o apoio do motor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário