quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dia Mundial Sem Carro - SP: Agenda



Agenda

16/09/2011 - Sexta-feira

Seminário "A mobilidade urbana e os modais não motorizados - pedestres/ciclistas"
Das 9h30 às 12h30
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar – Bela Vista.
O evento dá continuidade à série sobre “Mobilidade e Transporte Sustentáveis – Soluções Inovadoras para a cidade” realizados no primeiro semestre deste ano”. O objetivo, agora, é tratar do tema fazendo uma avaliação e balanço sobre a atual situação das vias e calçadas da cidade, a sinalização para os pedestres e ciclistas, levando em conta a situação das pessoas com deficiência e idosos e comparando o Plano de Metas e os indicadores. Entre os debatedores estarão: Asuncion Blanco, coordenadora do GT Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo; João Ribas, coordenador de área de Diversidade & Inclusão da Serasa Experian; Sérgio Faria, consultor de inclusão e coordenador de projetos de TI da Accenture; Carlos Aranha, coordenador de participação pública da Ciclocidade; Patricia Gejer, do CESVI Brasil e representante do Movimento Chega de Acidentes. Evento gratuito. Inscrições pelo e-mail andrea@isps.org.br.

18/09/2011 - Domingo

MOBilização de ciclistas + MOBilidade local na zona oeste
Das 10h às 15h
Local: Rua Cerro Corá, quase esquina com a rua Heitor Penteado
O Movimento Boa Praça convida você para vir com sua bicicleta à praça Amadeu Decome. Haverá uma oficina comunitária de manutenção de bicicletas, organizada em parceria com o projeto Mão na Roda. No local haverá ferramentas e ciclistas com experiência em manutenção para orientar e ajudar na regulagem das bicicletas. Veja o material de divulgação.


21/09/2011 - Quarta-feira

Lançamento da Pesquisa Nossa São Paulo / Ibope sobre Mobilidade Urbana
Das 10h às 12h30
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar – Bela Vista.
Será a quinta edição da pesquisa, inédita e realizada exclusivamente pelo Ibope para a Rede Nossa São Paulo. Os mais diversos aspectos da mobilidade em São Paulo são abordados, como o tempo gasto no trânsito, a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público, a satisfação com o transporte coletivo, o uso do carro etc. Evento gratuito. Inscrições pelo e-mail andrea@isps.org.br.

Oficina de Andomóveis - Idec
Das 17h às 19h
Onde: Idec - Rua Desembargador Guimarães, 21
Para aquecer as atividades dos dias 22/09 (DMSC) e 24/09 (na Manifestação A Cidade é Nossa) o Idec realizará uma oficina de preparação de andomóveis, camisetas, faixas, adereços e afins para sairmos com nosso bloco bonito nas manifestações em torno de uma mobilidade mais sustentável. A oficina é aberta a todos e conta com a ajuda de voluntários do Coletivo pelo Dia Mundial Sem Carro e quem mais quiser aparecer com tintas, sprays de grafitti, sucatas recicláveis e outros materiais que considerarem aproveitável. Leve materiais reaproveitados e reaproveitáveis, camisetas, faixas, cartazes, pincéis etc


22/09/2011 - Quinta-feira

Vaga Viva - Padre João Manoel
Das 7h às 19h
Local: Rua Padre João Manoel, esquina com a Av. Paulista, ao lado do Conjunto Nacional.
A “Vaga Viva” é uma intervenção feita em uma vaga de estacionamento de rua para transformá-la temporariamente em um espaço de convivência e de atividades lúdicas.
Vaga Viva - Sesc Santana
Das 14h às 19h
Local: Avenida Luiz Dumont Villares, 579

Pausa Para Respirar - Sesc Santana
15h e 17h
Local: Avenida Luiz Dumont Villares, 579
Entre idas e vindas, mesmo na monotonia de todo dia, quantas vezes você para pra pensar, refletir, agir? “Pausa para respirar” é uma intervenção artística urbana que fará com que as pessoas reflitam sobre a loucura do dia a dia e as ações automatizadas nos grandes centros urbanos. Nesse dia, em especial, será abordada a temática sobre a utilização do carro como meio de transporte nas grandes metrópoles bem como reflexões sobre nossas ações no cotidiano e realação com a saúde. Conv. 1. Grátis.

Mobilicidade
Concentração a partir das 8 horas na Praça da Moça - Diadema
Objetivo geral: Estimular e reorientar a relação de convivência entre as pessoas e a cidade através da apropriação do espaço público urbano. Mais informações, clique aqui.

24/09/2011 - Sábado

Manifestação "A Cidade é Nossa: Passeata pelo Plano de Mobilidade Sustentável de São Paulo"
Concentração às 15h no vão do MASP, com saída prevista para as 16h.
Percurso (2,9 km): MASP (Avenida Paulista, 1578) - Praça do Ciclista - Rua da Consolação - Matilha Cultural (Rua Rêgo Freitas, 542).

Em todos os países do mundo, milhares de pessoas vão pedir para que seus governantes se movam para além dos combustíveis fósseis mostrando que o direito dos seres vivos e a saúde do planeta devem ser as prioridades dos nossos representantes políticos. Em São Paulo, a passeata vai cobrar da Prefeitura a elaboração do Plano Municipal de Transportes. Mais informações em: http://www.moving-planet.org/events/br/s%C3%A3o-paulo/222.

Uma carta assinada pela 350.org, secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo e GT Mobilidade Urbana da RNSP começa a circular para que outras organizações se engajem nessa iniciativa. Os interessados em tornar-se parceiros podem enviar um e-mail para andrea@isps.org.br confirmando a adesão. As logomarcas das organizações também serão divulgadas. Acesse aqui a íntegra da carta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário