Ocorreu um erro neste gadget

domingo, 11 de setembro de 2011

Bicicletas saem na frente no VI Desafio Intermodal Carioca


Bicicletas saem na frente no VI Desafio Intermodal Carioca


Carona programada é o mais rápido, mas conjunto de benefícios aponta a bicicleta como o melhor modal de transportes urbano no Rio.
A Associação Transporte Ativo acaba de promover o VI Desafio Intermodal Carioca, com o objetivo de repensar a mobilidade e estimular o uso da bicicleta na cidade do Rio de Janeiro. O desafio avaliou qual o melhor meio de transporte para atravessar a cidade no horário de maior movimento, um momento em que a cidade acaba por ter o trânsito bloqueado pelo excesso de veículos seguindo numa mesma direção.
Diversos meios de transporte saíram ao mesmo tempo de um mesmo local na hora do rush com o objetivo de chegar a um destino comum. As regras foram simples: cada participante saiu da Central do Brasil e chegou a Praça Antero de Quental tendo passado obrigatoriamente pela estação do Metrô General Osório em Ipanema. Sempre respeitando as leis de trânsito e as regras de segurança de cada modal utilizado.
No quesito tempo, a carona programada bateu todos os outros modais e chegou primeiro. Sendo seguida de perto pelo combinado de Metrô e Bicicleta, da Moto e do Táxi. Mas o desafio não leva em conta somente o tempo do trajeto e sim também dados como despesa, energia consumida, poluição atmosférica, emissão de CO2 e também dados subjetivos de avaliação do participante: praticidade, segurança, conforto etc.
Reunindo todos os dados, as bicicletas foram para o topo da lista obtendo os melhores resultados. O primeiro lugar do ranking do Desafio Intermodal ficou com a Bicicleta aro 16, seguida pelo combinado de Metrô e Bicicleta, em segundo lugar, e o Metrô combinado com a Integração ficou com a terceira posição. As bicicletas voltam a aparecer na quarta e quinta colocação e o automóvel ficou com a última colocação do VI Desafio Intermodal.
biciRio - Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta- Pensando em incentivar os projetos que estimulem o uso da bicicleta, considerando os numerosos benefícios que a introdução desse meio de transporte traz tanto do ponto de vista ambiental e social como da mobilidade em áreas urbanas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (SMAC) promove de 25 a 27 de Setembro, no Centro Empresarial Rio, o 1º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta – biciRio.
A programação do Fórum inclui um passeio ciclístico de abertura (25 de setembro), apresentação de palestras e trabalhos técnicos (26 de Setembro) e visitas técnicas a duas importantes ciclovias da cidade, Zona Oeste e Tijuca (27 de setembro). A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo site www.bicirio.com.br, mas convém apressar-se porque as vagas são limitadas.
.[ Consulte aqui o relatório completo do desafio realizado pela Transporte Ativo: http://www.ta.org.br/site/area/arquivos2/relatorio_dirj_2011.pdf].
biciRio – Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta: 25, 26 e 27 de setembro, Rio de Janeiro. |25 de setembro – Passeio Ciclístico de Abertura, de 9 às 11h. Ponto de Encontro: Praia Vermelha, Urca. |.26 de Setembro – Agenda Técnica: palestras e apresentação de trabalhos técnicos, de 8h às 19h30h. Centro Empresarial Rio. Praia de Botafogo, 228, 2º Andar – Pavimento de Convenções. |. 27 de Setembro – Visita Técnica às Ciclovias da Tijuca e Zona Oeste. (O inscrito deve escolher apenas uma). [ Inscrições: www.bicirio.com.br].

http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=172380

Nenhum comentário:

Postar um comentário