domingo, 11 de setembro de 2011

Bicicletas saem na frente no VI Desafio Intermodal Carioca


Bicicletas saem na frente no VI Desafio Intermodal Carioca


Carona programada é o mais rápido, mas conjunto de benefícios aponta a bicicleta como o melhor modal de transportes urbano no Rio.
A Associação Transporte Ativo acaba de promover o VI Desafio Intermodal Carioca, com o objetivo de repensar a mobilidade e estimular o uso da bicicleta na cidade do Rio de Janeiro. O desafio avaliou qual o melhor meio de transporte para atravessar a cidade no horário de maior movimento, um momento em que a cidade acaba por ter o trânsito bloqueado pelo excesso de veículos seguindo numa mesma direção.
Diversos meios de transporte saíram ao mesmo tempo de um mesmo local na hora do rush com o objetivo de chegar a um destino comum. As regras foram simples: cada participante saiu da Central do Brasil e chegou a Praça Antero de Quental tendo passado obrigatoriamente pela estação do Metrô General Osório em Ipanema. Sempre respeitando as leis de trânsito e as regras de segurança de cada modal utilizado.
No quesito tempo, a carona programada bateu todos os outros modais e chegou primeiro. Sendo seguida de perto pelo combinado de Metrô e Bicicleta, da Moto e do Táxi. Mas o desafio não leva em conta somente o tempo do trajeto e sim também dados como despesa, energia consumida, poluição atmosférica, emissão de CO2 e também dados subjetivos de avaliação do participante: praticidade, segurança, conforto etc.
Reunindo todos os dados, as bicicletas foram para o topo da lista obtendo os melhores resultados. O primeiro lugar do ranking do Desafio Intermodal ficou com a Bicicleta aro 16, seguida pelo combinado de Metrô e Bicicleta, em segundo lugar, e o Metrô combinado com a Integração ficou com a terceira posição. As bicicletas voltam a aparecer na quarta e quinta colocação e o automóvel ficou com a última colocação do VI Desafio Intermodal.
biciRio - Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta- Pensando em incentivar os projetos que estimulem o uso da bicicleta, considerando os numerosos benefícios que a introdução desse meio de transporte traz tanto do ponto de vista ambiental e social como da mobilidade em áreas urbanas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (SMAC) promove de 25 a 27 de Setembro, no Centro Empresarial Rio, o 1º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta – biciRio.
A programação do Fórum inclui um passeio ciclístico de abertura (25 de setembro), apresentação de palestras e trabalhos técnicos (26 de Setembro) e visitas técnicas a duas importantes ciclovias da cidade, Zona Oeste e Tijuca (27 de setembro). A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo site www.bicirio.com.br, mas convém apressar-se porque as vagas são limitadas.
.[ Consulte aqui o relatório completo do desafio realizado pela Transporte Ativo: http://www.ta.org.br/site/area/arquivos2/relatorio_dirj_2011.pdf].
biciRio – Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta: 25, 26 e 27 de setembro, Rio de Janeiro. |25 de setembro – Passeio Ciclístico de Abertura, de 9 às 11h. Ponto de Encontro: Praia Vermelha, Urca. |.26 de Setembro – Agenda Técnica: palestras e apresentação de trabalhos técnicos, de 8h às 19h30h. Centro Empresarial Rio. Praia de Botafogo, 228, 2º Andar – Pavimento de Convenções. |. 27 de Setembro – Visita Técnica às Ciclovias da Tijuca e Zona Oeste. (O inscrito deve escolher apenas uma). [ Inscrições: www.bicirio.com.br].

http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=172380

Nenhum comentário:

Postar um comentário