sexta-feira, 1 de julho de 2011

Novo sistema de compartilhamento de bicicletas sendo testado em Nova York.


Novo sistema de compartilhamento de bicicletas sendo testado em Nova York.


Diversas cidades no mundo inteiro têm sentido a necessidade de investir na bicicleta como meio de transporte e, por isso, a opção de adotar sistemas de compartilhamento de bicicleta tem sido adotada em muitas delas. Um novo sistema está surgindo em Nova York com uma proposta, a princípio, mais barata e diferenciada dos sistemas mais tradicionais: o SoBi – Social Bicycles. Enquanto o compartilhamento de bicicleta tradicional exige um investimento que chega a alcançar entre US$3000 e US$4000, o SoBi teria um custo de menos de 1000 dólares por bike.
Mas esse não é o grande diferencial desta nova ideia de sistema de compartilhamento: o SoBi permite que o usuário encontre uma bicicleta disponível e a destrave através de seu aparelho celular, através de conexão sem fio.
Em cada bicicleta é acoplada uma caixa com vedação que contém componentes eletrônicos: a trava eletromecânica, o teclado, microprocessador e aparatos para telecomunicação. A energia é provida por um dínamo localizado no cubo da roda traseira.
Este é o primeiro sistema de compartilhamento em que os sistemas de autorização e segurança estão acoplados à própria bicicleta.
No início do mês de dezembro de 2010 foram iniciados os testes com o protótipo do sistema na cidade de Nova York.
Veja abaixo o vídeo que mostra os primeiros testes a partir da montagem da caixa da trava, na bicicleta, e da sua integração com iPhones e iPads para desbloqueio da bike e dos movimentos da bike sendo rastreados pelo servidor:

SoBi Hardware – Software Integration from Social Bicycles on Vimeo.

http://bemvindocicloturista.com.br/blog/2011/06/22/compartilhando-a-bike-via-wireless/FONTE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário