sábado, 16 de abril de 2011

Cientistas afirmam ter descoberto como a bicicleta funciona


Cientistas afirmam ter descoberto como a bicicleta funciona


Cientistas afirmam ter descoberto como a bicicleta funciona
Cientistas holandeses descobriram como a bicicleta funciona! Se você fizer uma busca no Google descobrirá milhares de sites com explicações sobre como a bicicleta funciona. Será que os cientistas não costumam usar a Internet?
Como a bicicleta funciona
Pois é, os cientistas às vezes são engraçados: primeiro eles lhe dão uma explicação "brilhante", daquelas que não parecem dar qualquer margem a dúvidas. Depois, eles descobrem uma explicação melhor e vêm dizendo: "Até hoje ninguém sabia realmente como..." e etc.
O Dr. Arend Schwab, da Universidade de Delft, transfere o ônus para os fabricantes de bicicletas: "Os fabricantes de bicicletas nunca foram capazes de dizer precisamente como a bicicleta funciona. Eles sempre tiveram que refinar seus projetos unicamente por meio da experimentação," diz ele.
Simulador de bicicleta
Para dar um jeito definitivo na ignorância dos cientistas fabricantes de bicicletas, a equipe do Dr. Schwab desenvolveu um novo programa de computador que contém um modelo que leva em conta todos os fatores que influenciam a estabilidade e manobrabilidade das queridas magrelas - todos pelo menos até que eles descubram mais alguns, obviamente.
Bicicletas que parecem funcionar bem
A medir pelo impacto que a pesquisa teve sobre os fabricantes de bicicletas, parece que a coisa é realmente séria. Eles ficaram entusiasmadíssimos com o novo modelo computadorizado.
"Ao projetar nossas bicicletas, por anos nós temos trabalhado com três parâmetros: a geometria total, a distância entre os eixos e o ângulo com que o garfo aponta para baixo. Essas escolhas foram feitas um dia por todos os fabricantes de bicicletas e raramente têm sofrido variações porque as bicicletas parecem funcionar adequadamente. Entretanto, com o novo modelo nós esperamos logo ser capazes de projetar bicicletas muito melhor orientadas a grupos-alvo específicos," afirmou Rob van Regenmortel, fabricante das bicicletas alemãs Batavus.
Bicicleta personalizada
Como o modelo computadorizado é capaz de mostrar se um projeto específico será mansamente estável ou absolutamente "nervoso", a indústria acredita que poderá lançar produtos voltados para nichos específicos, como bicicletas mais estáveis para idosos e crianças e bicicletas de alto desempenho para competições.
"[Com o simulador] nós podemos, em teoria, criar uma bicicleta personalizada para cada corredor," afirmou van Regenmortel. "Indivíduos que têm problemas para manter o equilíbrio, por exemplo, não estarão mais restritos aos triciclos."
Bibliografia:

Linearized dynamics equations for the balance and steer of a bicycle: a benchmark and review
J.P. Meijaard, Jim M. Papadopoulos, Andy Ruina, Arend L. Schwab
2007
Vol.: 463:1955-1982
DOI: 10.1098/rspa.2007.1857

Nenhum comentário:

Postar um comentário