quarta-feira, 30 de março de 2011

Se a moda pega de produzir Bicicleta com plástico de fibra superresistente de frutas....




Pesquisadores usam fibras de frutas 



para produzir plástico 



superresistente



Fibras de nanocelulose chegam a ter resistência similar ao kevlar.
Pesquisa brasileira foi apresentada em congresso de química nos EUA.

Cientistas brasileiros desenvolveram uma maneira de usar fibras frutas para fabricar plásticos automotivos mais resistentes e mais leves que os tradicionais. Frutas como banana e abacaxi podem ser usadas para produzir esse material reforçado, de forma similar à fibra de vidro ou de carbono.
Abacaxi (Foto: Benjamin Thompson/Creative Commons)Abacaxi é uma das frutas que podem ser usadas para reforçar plástico. (Foto: Benjamin Thompson/Creative Commons)
As fibras usadas são chamadas nanocelulose e, segundo os cientistas, chegam a ser tão duras quanto o kevlar, material usado em coletes à prova de balas. Os plásticos de nanocelulose são mais leves, podendo reduzir o peso dos automóveis. A celulose das folhas e do caule do abacaxi é uma das mais promissoras para fazer esse processo, diz Alcides Leão, da Unesp, que liderou a pesquisa apresentada apresentada esta semana num encontro da Sociedade Americana de Química.
Para obter o nanofibras a partir das frutas, os cientistas colocam as folhas e talos de abacaxi ou outras plantas num equipamento parecido com uma panela de pressão. Em seguida, acrescentam alguns produtos químicos e aquecem a mistura em vários ciclos, produzindo um material fino parecido com talco.
O processo é caro, mas com um quilo de nanocelulose é possível produzir 100 quilos de plástico superforte, de acordo com os pesquisadores. Por enquanto, eles estão se concentrando na substituição de plásticos automotivos. No futuro, segundo Leão, seria possível até usar a tecnologia no lugar de aço e alumínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário